domingo, 9 de novembro de 2008

Chegando em Kaza

O Krishna me convidou para ficar no government flat (umas casas que têm lá para os funcionários públicos). Fiquei meio receoso, mas o motorista falou que era muito bom. Resolvi arriscar e incomodar ele um pouco.

Mas antes fomos jantar num dos únicos, senão o único, restaurante aberto lá àquela hora (8 da noite). O motorista comprou uma garrafa de rum e sentamos no restaurante. Era um sábado e o restaurante estava lotado, só pessoal local. Fui nesse restaurante mais algumas vezes... um dia até bebemos green label lá (indiano lógico)!

Fiquei muito incomodado com o tanto que o pessoal estava fumando e bebendo. Achei aquilo muito estranho e estranhei um povo budista fazendo isso dessa forma. Depois vi que não são todos assim e que a maioria dos “beberrões” de “bar” das vilas são os motoristas de táxi, o que é mais estranho ainda. Eles ficam muito tempo longe de casa e essa é a diversão deles durante a noite.

Até na hora de beber eles são religiosos, antes de começar eles molham o dedo com a bebida e jogam um pouco três vezes para deus, segundo eles!

As outras pessoas se divertem também nas festas de aniversário e casamento que acontecem quase toda semana durante o inverno, bebem até cair e muitos dormem no local da festa (é muito frio e perigoso voltar pra casa de madrugada, uma vez acharam um bêbado congelado na neve alguns dias após uma festa...)

Comecei a pensar porque eu achei aquilo estranho, se em vários lugares da Índia o pessoal está bebendo mais e fumando mais. Quando a gente pensa num projeto social para uma área, muitas vezes a gente pensa num trabalho “bonito” que está ajudando pessoas necessitadas e tal... Mas às vezes a gente esquece que essas pessoas também têm uma vida social em que desempenham um papel. E com a crescente ocidentalização, as pessoas começam a se abrir mais para hábitos relacionados a bebida e a sexo, e como os caras conversam de sexo... e ficam trocando fotos de atrizes no celular, hahaha...

Pensando mais um pouco... achar que essas pessoas não teriam essa “vida social” é o mesmo que achar que você vai mandar seu filho estudar fora e ele vai só estudar, não vai encher a cara com os amigos de vez em quando e matar aula...

Enfim fomos para o tal do government flat... Parece uma quitinete, com um quarto, uma cozinha e um banheiro. Dureza ficar com mais dois cuecas indiano num dessa hein... mas, para o meu alívio, eu ficaria sozinho naquele flat. O pior é que estava bem frio... mas tinha água quente, vejam abaixo o sistema de aquecimento - só ligar na tomada e esperar uma hora!

Alguns indianos gostam de agradar mesmo os estrangeiros e também ficar juntos, falarem que são amigos... o cara chegou a ligar pro melhor amigo dele e pedir pra eu conversar com o cara, hahahaha...

Bom, fiquei lá por duas noites e me mudei para uma guesthouse “casa de família” (homestay). No homestay você fica na casa de alguma família local morando como hóspede por algum tempo. É muito bom para conhecer mais sobre os costumes locais.