sábado, 20 de setembro de 2008

Na Vila

Finalmente passarei um tempo em uma vila... fica perto de Mandla, estado de Madhya Pradesh... Uns 1000km de Delhi... Ficarei lá por uns 10 dias... Quando voltar publico todas as novidades... Um abraço... desejem-me sorte... Pelo menos lá não tem ataque terrorista como em Delhi...

Pensamentos..

Uma coisa muito engraçada aqui e em qualquer lugar do mundo é a divisão da riqueza e da pobreza. Fico pensando nisso enquanto passeio porá vários lugares daqui... como os das fotos ao longo desse post... gostaria de compartilhar um pouco com vocês... Conheci muita gente boa trabalhando nas ONG´s daqui. Alguns muito bem capacitados... pessoas com mestrado, doutorado... anos e anos de experiência... trabalhando em projetos de inclusão social, de geração de renda, de proteção ao meio ambiente, de educação, etc... todos fazendo muita coisa para a comunidade... Aí a gente começa a pensar na condição de vida dessas pessoas... O pessoal trabalha bastante, com coisas super complexas, muitas restrições e muita força de vontade... Muito bom! Se não fosse o fato de que a maioria não tem condição de viajar nem na Índia, aí a gente começa a ver como são as coisas... A CEO da ONG aqui que eu trabalho ganha muito bem... mas com o salário dela ela não consegue passar duas noites num dos hotéis melhores da cidade... eu num estou falando de todo mundo não, é a CEO de uma ONG que tem relativamente bastante dinheiro, tem 6 escritórios na Índia e diversos projetos... então vocês imaginam... Agora, se você olhar as empresas, os salários já ficam bem melhores... num falo das grandes empresas não... se você fizer um “bico” de umas 4h numa balada ajeitada aqui servindo drinks você ganha a metade do que ganho aqui o mês inteiro! Qual é a diferença de valor no trabalho? É valor agregado do trabalho? Servir drinks por uma noite tem mais valor do que trabalhar o mês inteiro com desenvolvimento de microempresas com mulheres em vilas? Será que é o valor que a sociedade dá para as coisas? Vale mais uma moça que dança rebolando na TV do que uma que alivia a dor de milhares de crianças de rua? Vale mais um cara que joga futebol do que um que desenvolve condições dignas de vida para algumas vilas no Himalaia? Vale mais quem tem uma fazenda com milhares de cabeça de gado, ou centenas de alqueires de soja do que alguém que consegue manter milhares de alqueires de florestas preservados e com atividades sustentáveis com as comunidades locais? Vale mais que trabalha com logística para reduzir os custos de transporte de uma empresa do que quem trabalha com projetos de produção agrícola de forma sustentável? Vale mais quem trabalha para melhorar a própria vida do que quem trabalha para melhorar a vida de todos??? Isso realmente é algo que não entendo! Outra coisa... Se você trabalha muito, não tem tempo... Se não trabalha tanto, não tem dinheiro para fazer coisas legais... o que a gente faz então??

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sentindo um pouco a vida na Índia

Para esse post pensei em alguma coisa mais que pudesse fazer vocês se sentirem na Índia... ou que pelo menos desse uma pitadinha da vida aqui para vocês terem uma noção... Tentei filmar algumas coisas e não ficou tão legal quanto esses vídeos que eu achei no YouTube... Então dêem uma olhada... Primeiro vocês podem sentir como é ser uma vaga vagando pelas ruas da cidade... http://br.youtube.com/watch?v=XIxn25FKY9I&feature=related Depois eu convido vocês a atravessar uma rua movimentada... não se assustem, é bem assim que acontece aqui... http://www.youtube.com/watch?v=_-NjYMyTbOc&NR=1 Um abraço!